4.9 (98.67%) 15 votes

Antes de sair em busca dos primeiros clientes, é preciso ter certeza de que terminou a lição de casa. Faça, então, as seguintes perguntas: tenho material de estoque suficiente? O maquinário está funcionando perfeitamente? Há condições de atender à demanda inicial? Se as respostas foram “sim”, parabéns! É hora de pôr o negócio para funcionar.

Todo novo empreendimento precisa pensar estrategicamente para saber como conseguir clientes. É importante mapear a concorrência e saber em quais locais, em que época e com qual perfil de consumidor o seu produto tem mais aceitação, por exemplo. Essa pesquisa embasará o início das vendas.

Com as informações em mãos, a comercialização é o próximo passo. Continue a leitura e confira 4 boas dicas para prospectar e fazer sua lista de clientes crescer!

Fale com seus amigos apostando no boca a boca

Uma das melhores formas de criar e ampliar a clientela é contando com o bom e velho boca a boca, então, recorra à sua lista de contatos para iniciar seu negócio. Acione os amigos e faça um café da tarde para apresentar a eles os produtos, por exemplo.

Isso permitirá a confirmação da qualidade dos seus artigos e é um motivo para encontrar os mais próximos e até para se reaproximar de pessoas que não tem conseguido ver com frequência e das quais se distanciou um pouco. Daí, é só aproveitar o encontro para pedir aquela força aos amigos.

Utilize as redes sociais para divulgar seu negócio

A internet é uma ferramenta muito útil para a prospecção de clientes. Invista tempo e dedicação para produzir boas imagens dos seus produtos e crie um perfil nas redes sociais, como o Facebook e o Instagram, para o seu empreendimento. Assim, você atingirá diversas pessoas e conseguirá aumentar o alcance e, consequentemente, o seu público.

Quando você fizer uma grana com as vendas, separe uma parcela para ampliar seus serviços na rede. Você pode optar por fazer um anúncio e, com isso, atingir ainda mais pessoas, ou, então, contratar um fotógrafo profissional para registrar seus produtos. Investir em seu negócio não deve ser encarado como custo, mas como investimento.

Procure formadores de opinião

Você pode enviar seu produto para personalidades conhecidas que têm identificação com a área na qual atua e pedir a elas para fazerem uma avaliação do item. Muitos influenciadores que têm trânsito com um grande público fazem esse tipo de mídia, mas muitos também cobram por isso.

Entenda que se, no seu bairro, existe alguém que todo mundo conhece e respeita, essa pessoa também é uma importante formadora de opinião, por isso, ofereça o seu produto para ela testar e peça que ajude a divulgá-lo na região. Não fique com medo de que essa avaliação não seja positiva. Se você confia no seu produto, corra riscos calculados e agarre as oportunidades.

Produza conteúdo e divulgue-o

Tornar-se referência é uma forma muito eficaz de conseguir clientes. Se você demonstra que tem domínio sobre a área em que atua, conhece os detalhes das técnicas de produção e faz um produto diferenciado da concorrência, divulgue isso nos seus canais e construa sua autoridade.

As pessoas compram de quem elas confiam e respeitam. Conquiste essa credibilidade produzindo conteúdos de valor e fazendo com que esses materiais cheguem ao público. Pode ser um texto no LinkedIn, um vídeo no YouTube ou, até mesmo, stories caprichados no seu Instagram, mas não deixe de produzir um conteúdo útil e honesto!

Gostou dessas dicas sobre como conseguir clientes para o seu empreendimento? Por elas, você já percebeu que a internet é uma ferramenta imprescindível para isso, não é mesmo? Quer saber ainda mais sobre como divulgar seu trabalho na internet? Então, leia nosso artigo sobre o tema e saia na frente da concorrência!

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>