como fidelizar clientes

Você sempre teve o sonho de empreender, e, então, resolveu tirar as ideias do papel e criou a sua própria fábrica de chinelos ou canecas personalizadas? Ou vai viver de artesanato, vendendo aquilo que mais gosta de fazer? Se a resposta para essas perguntas for positiva, damos os parabéns! Afinal, não há nada melhor do que trabalhar para si mesmo e ser o dono do próprio negócio.

Porém, para que a sua empresa tenha sucesso, você precisa saber como fidelizar clientes. Isso é importante para que as pessoas sintam-se convidadas a voltar a comprar de você e, além disso, indicar os seus produtos para amigos, familiares, colegas de trabalho etc.

Mas como colocar isso em prática? Respondemos a essa pergunta, na sequência! Siga conosco e aprenda como fidelizar clientes.

1. Ofereça um atendimento de excelência

Sempre atenda bem aos seus clientes. Não importa se eles compram uma única unidade do seu produto ou centenas deles, o atendimento respeitoso e cordial deve ser para todos.

Quando uma pessoa é bem atendida, ela se sentirá bem para voltar a comprar de você em outras oportunidades e, conforme explicamos, ainda se tornará uma divulgadora do seu negócio.

2. Conheça bem os seus consumidores

É uma boa ideia entender bem os seus clientes e compreender as necessidades de cada um deles. Imagine, por exemplo, que você conhece um grupo de fãs de uma determinada série de TV, que sempre compra canecas personalizadas com fotos dos personagens.

Quando uma nova temporada da atração é lançada, você pode baixar na internet os pôsteres e novas fotos do elenco, produzir novas canecas e avisar a essas pessoas que grandes novidades já estão disponíveis!

3. Faça um bom pós-vendas

O pós-vendas nada mais é do que se manter em contato com os clientes depois da venda ser efetivada. Para isso, é importante que você tenha um cadastro dos seus compradores e faça perguntas depois de uns dias, perguntando se a pessoa gostou do produto, se tem uma dica de melhoria etc.

Além disso, você pode desenvolver estratégias de marketing de relacionamento, como enviar uma mensagem de parabéns no dia do aniversário do cliente ou informar quando estiver com promoções, por exemplo.

4. Mantenha um bom relacionamento com os consumidores

O relacionamento com os consumidores deve ser sempre o melhor possível. Evite conflitos e brigas que possam desgastar a relação. Lembre-se que, mesmo que você não faça questão de ter determinada pessoa como cliente, ela poderá falar mal do seu negócio para outras.

Para finalizar as nossas dicas, trazemos para reflexão uma frase de Philip Kotler, um dos grandes estudiosos do marketing. Ele diz que “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”.

Por isso, quando você sabe como fidelizar os seus clientes, sua empresa de estampados e brindes personalizados decola e alcança as metas e objetivos desejados.

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