Muito mais do que apenas um logotipo, a identidade visual representa a marca como um todo. Por isso, ao criar um novo negócio, é importante definir esses elementos, para que sua marca seja mais reconhecida.

A seguir, vamos explicar mais sobre a identidade visual, para que você compreenda melhor sobre o assunto. Siga a leitura!

O que é a identidade visual?

A identidade visual compreende o logotipo, as cores, as fontes, os grafismos e todos os demais elementos visuais que devem ser padrão para as comunicações de uma marca.

Tais elementos servem para identificar os produtos, a fachada da empresa, o uniforme dos funcionários etc.

Quais são as dicas para pensar na identidade visual do seu negócio?

Para desenvolver a identidade visual de um negócio, é recomendado que se faça um trabalho com um designer profissional. No entanto, convém que você entenda sobre o processo de criação, para que possa acompanhá-lo. Veja!

Coloque as ideias no papel

O primeiro passo para definir uma identidade visual é colocar as ideias no papel. Escreva a missão, a visão e os valores do seu negócio, bem com a forma como deseja que a empresa seja vista pelos clientes.

Assim, pode-se pensar em formas de representar esses elementos visualmente.

Pense na fonte e no estilo

Devem ser definidos as fontes e o estilo do texto que será mostrado na sua identidade visual. Algumas marcas apostam em logotipo e símbolo, ou seja, tem o nome da empresa escrito.

Outras, como a Nike e a Apple, utilizam apenas o símbolo e, assim, já são identificadas pelo público.

Defina as cores

Em seguida, devem ser definidas as cores da identidade visual. Recomenda-se que haja harmonia entre elas e ajudem a passar a mensagem pensada para a marca.

Analise as aplicações

Finalmente, é preciso analisar as aplicações da identidade visual. Muitas vezes, é preciso realizar testes para verificar se a marca pode ser aplicada em papel, dispositivos eletrônicos, tecidos etc.

A ideia é que seja criada uma identidade visual que se aplique bem a todos os meios em que a marca for utilizada, como em brindes personalizados.

Quais são os erros que não podem ser cometidos na criação de identidade visual?

Ao desenvolver uma identidade visual, existem alguns erros que jamais podem ser cometidos. Observe alguns exemplos:

  • excesso de cores – muitas cores dificultam a aplicação e tornam a identidade pouco harmônica;
  • falta de adaptação para diferentes plataformas – a marca precisa ser bem aplicada em diferentes meios, impressos e digitais;
  • falta de clareza – as pessoas precisam identificar a marca facilmente;
  • ausência de conceito – o desenho deve ser feito com base na cultura e nos valores da empresa, ou seja, deve haver um conceito por trás.

Desenvolver uma identidade visual bem-elaborada é essencial para os negócios, tendo em vista que ela é a porta de entrada para a representação visual da empresa.

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