4.8 (95%) 8 votes

Hoje, muitos brasileiros, por necessidade ou sonho, desejam abrir a sua própria empresa. Entretanto, a maioria não sabe o que é um plano de negócios e o seu devido valor. Basicamente, ele consiste em um documento com as principais informações, metas e os próximos passos a serem executados, diminuindo os riscos e aumentando as chances de o empreendedor alcançar o sucesso.

No primeiro momento, pode parecer muito complicado e demorado produzi-lo, mas não se preocupe, é bem mais simples do que você imagina. Interessado em saber mais sobre o assunto? Então, continue lendo este artigo, no qual apresentaremos dicas para construir um efetivo plano de negócios. Confira agora!

Faça um resumo das principais características do seu empreendimento

Primeiro, é preciso resumir, em tópicos, as particularidades sobre seu negócio em um sumário executivo. Nele, podem ser mencionados os objetivos, missão, valores, o tipo de atividade, ramo, localização, estimativas financeiras, enquadramento jurídico e outros pontos que achar relevante. Feito isso, você poderá consultá-las facilmente e agilizar as suas decisões, em diferentes situações.

Realize uma pesquisa de mercado e entenda o seu setor

Um erro muito comum é não estudar o mercado e se frustrar com a recepção da sua ideia. Para prevenir isso, é indispensável entender o seu público-alvo, quem são seus fornecedores e quais são seus principais concorrentes. Com isso, você terá referências para estruturar a sua empresa e idealizar uma proposta de valor diferenciada para seus clientes.

Elabore um planejamento financeiro e operacional

Crie um planejamento financeiro e operacional, a fim de evitar gastos desnecessários. Tente estimar quais serão os custos iniciais, despesas, receitas, capital de giro, fluxo de caixa e lucro. Já na parte operacional, pense em qual será a capacidade produtiva, como será feito o atendimento e quais serão os canais de distribuição. Para fazer essas projeções, considere o padrão de consumo do seu segmento, informações da concorrência e dados antigos como referência.

Crie uma estratégia de marketing e aumente as suas vendas

Outro ponto crucial é como será feita a divulgação, pois o ditado “quem não é visto não é lembrado” reflete a importância de se destacar atualmente. Faça uma descrição clara dos seus produtos e serviços, precifique, formule promoções e determine o posicionamento da sua marca nos meios de comunicação. Desse modo, você atrairá a sua audiência e, consequentemente, conseguirá alavancar as suas vendas.

Revise e continue estudando sobre o plano de negócios

Para concluir, revise o seu plano e estude mais sobre o tema. É comum acreditar que, depois de escrevê-lo, não é necessário fazer mais nada, porém, isso é um equívoco. Reavalie seus objetivos, análises financeiras, plano de marketing, pesquisa de mercado e busque outras matérias para complementá-los. Assim, você vai se poupar de cometer falhas, perder oportunidades e passar por problemas no futuro.

Neste artigo, explicamos o que é um plano de negócios, a sua importância e algumas instruções para prepará-lo. Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo e que continue se aprofundando e lendo o nosso blog.

Confira, também, o nosso post sobre como ganhar dinheiro em casa. Você vai adorar as nossas dicas!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>