Processo de Vendas

A sua empresa tem um processo de vendas bem definido? Caso a sua resposta seja não, pode ser que você esteja perdendo muito dinheiro. Engana-se quem pensa que apenas as grandes companhias devem pensar nisso, uma vez que o assunto também é relevante para os pequenos empreendedores.

Definir um processo de vendas é importante para que você possa abordar todos os momentos da jornada do seu cliente. Além disso, também define uma padrão para que possa vender de maneira mais adequada.

Veja, a seguir, um passo a passo para definir um processo de vendas para o seu negócio e como colocar isso em prática!

Identifique as etapas do processo de vendas e veja o que fazer em cada uma delas

Um processo de vendas geralmente é composto por 8 etapas básicas:

  • pesquisa: nessa etapa é preciso pesquisar sobre o seus possíveis clientes e nicho de mercado;
  • prospecção: com base na pesquisa realizada, comece a prospectar novos clientes;
  • conexão: conecte-se a seus clientes por meio das redes sociais e outras estratégias de marketing;
  • diagnóstico: com base nas interações, diagnostique as necessidades e anseios dos seus clientes;
  • validação de solução: veja como a sua empresa pode sanar as necessidades dos clientes:
  • aprovação verbal: consiga fazer com que o seu cliente aprove a sua oferta;
  • consolidação da venda: garanta a assinatura do contrato ou efetivação da venda;
  • geração de sucesso: faça um trabalho de pós-vendas caprichado para conquistar mais resultados positivos em vendas futuras.

Defina metas, métricas e bonificações

Para que você tenha êxito ao fazer o seu processo de vendas, defina metas e métricas que possam ser monitoradas. Lembre-se, no entanto, de sempre escolher objetivos que possam ser cumpridos.

Caso trabalhe com revendedores, também pode definir bonificações para quando as metas são cumpridas. Assim, você incentiva as pessoas a venderem e gerar mais lucro para o seu estabelecimento.

Conheça os benefícios do processo de vendas para os negócios

Ao contar com um processo de vendas bem definido para o seu negócio, você obtém diversas vantagens. Veja, a seguir, as principais delas!

Reduza as falhas

Ao ter um processo de vendas bem organizado, tudo será muito bem estruturado e organizado. Logo, as falhas reduzirão consideravelmente no seu negócio. 

Otimize o seu tempo

O tempo também será otimizado, uma vez que você saberá exatamente o que fazer em cada momento da etapa de vendas. Não será necessário perder tempo pensando em que passo deve ser dado a seguir, por exemplo.

Aumente a sua produtividade

Com o processo de vendas bem definido você não precisará dispor de tempo para pensar em questões mais operacionais. De tal modo, poderá direcionar o seu foco para as áreas mais estratégicas de cada ponto do esquema desenvolvido. Isso aumentará as suas chances de ter uma boa lucratividade, já que será mais produtivo.

Entendido o porquê de ser tão importante definir um processo de vendas e como fazer isso? Então não deixe de colocar o aprendizado em prática.

Continue se informando em nosso artigo que mostra como fidelizar clientes, que traz 4 estratégias eficientes para o seu negócio.