Temperatura para máquina de estampar

Para conquistar sucesso nas vendas de brindes é de suma importância oferecer ao consumidor produtos diferenciados. Os compradores procuram materiais que sejam capazes de criar um elo, uma lembrança afetiva. Isso pode ser feito ofertando itens personalizados para seus clientes. A forma mais comum de produzir lembrancinhas é o uso da técnica de estamparia.

É preciso ter uma máquina própria para esse processo e, principalmente, se atentar à maneira como isso deve ser feito. Para garantir qualidade ao estampar, deve-se ter muita atenção em relação ao tempo, pressão e temperatura ideal. Tudo isso conforme o tipo de material a ser trabalhado. Neste artigo vamos apresentar os principais tipos de estamparia e ensinar qual deve ser a temperatura para máquina de estampar. Confira!

Sublimação

O método de sublimar é considerado de baixo custo e entrega alta fixação. No entanto, ele só deve ser usado em materiais de tecido que não sejam pretos e que contenham 90% de poliéster. Para fazer esse processo, é preciso ter uma impressora sublimática e as imagens precisam estar em alta resolução.

A estampa é aderida ao tecido por meio do calor: o ideal é que a temperatura para máquina de estampar seja de 200 a 210 °C. Ao atingi-la, a tinta passa pela sublimação — transformação do estado sólido para o gasoso — e suas partículas se aderem à superfície do material, retornando para o estado sólido. Por esse método é possível personalizar camisas, bonés, chinelos, canecas e abadás, por exemplo.

Transferência

Essa forma de estampar é muito parecida com a sublimação e gera os mesmos benefícios. A diferença é que pode ser feita com a impressão da imagem por uma impressora laser colorida, e é necessário utilizar um papel próprio. A arte é transferida para o material também pelo calor. Para fazer esse procedimento em tecidos é indispensável que sejam 100% de algodão, e a temperatura para máquina de estampar deve estar entre 200 e 210 °C.

Para que a qualidade dos brindes não seja comprometida, o item deve ficar exposto ao calor pelo tempo correto. Em todos esses processos esse intervalo varia conforme o tipo de material. Não adianta ofertar uma variedade de produtos se a qualidade da impressão não agrada aos olhos da clientela. Abaixo temos os tempos e pressão ideais para os principais objetos.

Chinelos e tecidos

Item promissor de vendas agora no verão, o chinelo é versátil e proporciona conforto ao usuário. O visual e as cores desse produto chamam a atenção dos clientes. Já os itens em tecido são muito variados. Exemplos são as camisas, bonés e sacolas ecológicas. Para que os seus brindes personalizados se destaquem da concorrência, o item deve ficar exposto ao calor por, no máximo, 25 segundos. A pressão deve ser média para chinelos e forte para tecidos.

Madeira em MDF

Outro material que caiu no gosto do consumidor é a madeira MDF, que pode ser moldada em enfeites para festas, porta-retratos e até caixas para cachaça. Essa matéria-prima também pode ser personalizada por pinturas artesanais. Para estampar corretamente esse tipo de madeira, é necessário aplicar forte pressão por 30 segundos.

Porcelana e plástico

A porcelana e o plástico são insumos usados para a produção de canecas e copos. A procura por esses itens tem apresentado crescimento. Isso se deve à disseminação de práticas sustentáveis, principalmente, nas empresas, onde há o incentivo para substituição de copos descartáveis.

Esses itens podem ser requisitados por empresas para ações de ativação da marca ou presentear parceiros e clientes. Ser sustentável gera valor aos negócios. Para ter uma arte bonita e de alta qualidade, o tempo de exposição ao calor para a porcelana é de 200 segundos, e para o plástico é de 170 segundos. A pressão deve ser forte e fraca, respectivamente para cada produto.

Seja qual for o método e os materiais que você vai escolher para trabalhar seus brindes, é imprescindível sempre fazer um teste antes com uma pequena amostra. Lembre-se de basear a sua produção no tripé: tempo, pressão e temperatura para máquina de estampar.

Gostou deste post? Então, confira o nosso artigo sobre os 5 melhores brindes personalizados para se investir!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *