Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Política de Privacidade

Carrinho 9

(31) 3564-6838 Telefone

Transfer x Sublimação: Qual a diferença?

Para conquistar sucesso nas vendas de brindes e personalizados é de suma importância oferecer ao consumidor produtos diferenciados. Os compradores procuram materiais que sejam capazes de criar um elo, uma lembrança afetiva. Isso pode ser feito ofertando itens personalizados para seus clientes. A forma mais comum de produzir personalizados é o uso da técnica de estamparia.

É preciso ter uma máquina própria para esse processo e, principalmente, se atentar à maneira como isso deve ser feito. Para garantir qualidade ao estampar, deve-se ter muita atenção em relação ao tempo, pressão e temperatura ideal. Tudo isso conforme o tipo de material a ser trabalhado. Neste artigo vamos apresentar os principais tipos de estamparia e ensinar qual deve ser a temperatura para máquina de estampar. Confira!

 

Sublimação

O método de sublimar é considerado de baixo custo e entrega alta fixação. Para fazer esse processo, é preciso ter uma Impressora Sublimática ou Impressora Jato de Tinta e as imagens devem ser impressos em papel sublimático e precisam estar em alta resolução.

A estampa é aderida ao tecido por meio do calor. Em contato com a temperatura a tinta passa pela sublimação — transformação do estado sólido para o gasoso — e suas partículas se aderem à superfície do material, retornando para o estado sólido. Por esse método é possível personalizar camisas, almofadas, chinelos, azulejo e MDF, por exemplo.

Na sublimação a tinta adere ao tecido de tal forma que parece que o tecido já foi produzido com a imagem nele, ao tocar com as mãos na camisa não dá pra sentir a tinta nela. Você sente o toque do tecido somente, mais nada. Na sublimação os tecidos devem ter a composição de 100% poliéster ou poliamida. Caso o tecido tenha mistura de composição como por exemplo o PV (68% de poliéster e 32 viscose), 68% da cor será transferida para o tecido. Essa regra vale para outros tipos de tecidos com a mesa base.

Transfer

Essa forma de estampar é muito parecida com a sublimação e gera os mesmos benefícios. A diferença é que pode ser feita com a impressão da imagem por uma impressora laser colorida, e é necessário utilizar um papel transfer. A arte é transferida para o material também pelo calor.

Para que a qualidade dos brindes não seja comprometida, o item deve ficar exposto ao calor pelo tempo correto. Em todos esses processos esse intervalo varia conforme o tipo de material. Não adianta ofertar uma variedade de produtos se a qualidade da impressão não agrada aos olhos da clientela. Abaixo temos os tempos e pressão ideais para os principais objetos.

No transfer você sente a tinta ao tocar nela. Tanto quando ela está no papel, quanto depois que transferiu para outra superfície. Ao pegar  um tecido estampada com transfer você irá senti-lo naquele local em forma de um leve relevo. Uma camisa estampada com transfer pode trincar a tinta com o tempo ou várias lavadas. Um copo estampado com transfer pode arranhar a estampa se você passar a unha com força nele.

 

Máquinas de Estampar

A Extenso Máquinas trabalha com a Prensa Térmica de Sublimação e a Máquina de Estampar Extenso Giro 360.  Nós somos fabrica e conseguimos oferecer um preço bem abaixo do mercado. E sabe qual a vantagem disso? Todas as nossas máquinas tem 1 ano de garantia, são 100% nacionais, temos todas as peças de reposição, manutenção, suporte técnico total e assistência mesmo após o período de garantia dessa forma você nunca ficará na mão! Pense nisso antes de investir em uma máquina chinesa.

Por aqui sempre nos perguntam… “Vocês tem máquina de Sublimação?”, ”Vocês vendem máquina de Transfer?”. A máquina é de estampar, ou seja, sua função é aquecer de modo que irá transferir a estampa impressa no papel para o material que está sendo estampado. Não existe Máquina de Transfer ou Máquina de Sublimação.

O tipo de material que irá estampar é que exige insumos específicos podendo ser utilizado estampas de transfer (impressora laser + papel transfer) ou sublimação (impressora jato de tinta + papel sublimático). Verifique com qual tipo de estampa o seu material é compatível e lembre-se, o que confere qualidade ao produto final são os insumos que você utiliza.

Por exemplo materiais como camisetas, chinelos, bolsas e almofadas só aceitam sublimação. Já no caso de materiais como copos e canecas de acrílico, réguas, canetas só aceitam transfer. Caso não utilize o tipo de estampa adequado ela não irá aderir ao material.

Chinelos e tecidos

Item promissor de vendas agora no verão, o chinelo é versátil e proporciona conforto ao usuário. O visual e as cores desse produto chamam a atenção dos clientes. Já os itens em tecido são muito variados. Exemplos são as camisas, toalhas, almofadas e sacolas ecológicas. Para que os seus brindes personalizados se destaquem da concorrência, o item deve ficar exposto ao calor por, no máximo, 25 segundos. A pressão deve ser média para chinelos e forte para tecidos. Aproveite e conheça a Máquina de Fazer e Estampar Chinelos Estampe Max da Extenso Máquinas.

Madeira em MDF

Outro material que caiu no gosto do consumidor é a madeira MDF, que pode ser moldada em enfeites para festas, porta-retratos e até caixas para cachaça. Essa matéria-prima também pode ser personalizada por pinturas artesanais. Para estampar corretamente esse tipo de madeira, é necessário aplicar forte pressão por 30 segundos.

Plástico

O plástico é o insumo usado para a produção de canecas e copos. A procura por esses itens tem apresentado crescimento. Isso se deve à disseminação de práticas sustentáveis, principalmente, nas empresas, onde há o incentivo para substituição de copos descartáveis e os eventos como formaturas, aniversários e casamentos.

Esses itens podem ser requisitados por empresas para ações de ativação da marca ou presentear parceiros e clientes. Ser sustentável gera valor aos negócios. Para ter uma arte bonita e de alta qualidade, o tempo de exposição ao calor para a porcelana é de 200 segundos, e para o plástico é de 170 segundos. A pressão deve ser forte e fraca, respectivamente para cada produto.

Seja qual for o método e os materiais que você vai escolher para trabalhar seus brindes, é imprescindível sempre fazer um teste antes com uma pequena amostra. Lembre-se de basear a sua produção no tripé: tempo, pressão e temperatura para máquina de estampar.

Gostou deste post? Se tiver qualquer dúvida entre em contato com um dos nossos Especialistas em Máquinas pelo Whatsapp (31) 9 8981-6838 

Curta nossas páginas do Facebook,  Instagram e Tik Tok  para novidades.